O presente trabalho de João Hobuss, professor da UFPEL, apresenta uma concepção da Eudaimonía aristotélica como um composto de bens. Indo contra a tendência de caracterizá-la como a posse das virtudes contemplativas apenas. O autor apresenta ainda a ideia de que este composto pode ser mais ou menos perfeito, sendo desnecessário possuir todos os bens mencionados por Aristóteles ao mesmo tempo.O critério que o autor lança mão é a auto-suficiência. E ainda baseia sua tese na bivalência do termo grego "teleion" que pode significar tanto "perfeito" como "completo". E é usado nos dois sentidos por Aristóteles, segundo o autor,para se referir ao caráter da Eudaimonia.
Perdoem-me pela incipiência descritiva, mas já se foram cinco anos desde minha leitura deste texto! Mas o texto é muito bom. Muito técnico e bastante minucioso.
O livro de Hobuss apresenta o seguinte indice:
Prefácio: Prof. Dr. Marco Zingano - USP……………………9
Apresentação………………………………………………15
1. eÈdaimon¤a: Bem dominante ou Bem inclusivo?................17
2. EN I e X: a defesa da concepção dominante……………25
2.1 Virtude: perfeita (final)?..................................................25
2.2 A aÈtãrkeia…………………………………………...42
3.EN I: compreensivismo ou inclusivismo?...........................57
3.1 Virtude: completa?........................................................58
3.2 A aÈtãrkeia ………………..………………………73
4. O ¶rgon qual racionalidade?........................................91
5. Por um inclusivismo mitigado: a eÈdaimon¤a como
um conceito de segunda ordem……………...........…113
5.1 Contar junto: o problema da adição de bens…….121
5.2 EN X: a possibilidade de uma leitura inclusiva…125
5.3 EN X: teoria e/ou atividade virtuosa?..................135
6. Especificando um conceito: a aÈtãrkeia …...……137
6.1 Os bens que compõem os conjuntos de classes
de bens: causas próprias e causas coadjuvantes…139
6.2 O conjunto de classes de bens como perfeito
e completo….......................................................142
7. Considerações finais……………………… .145
8. Principais incidências de aÈtãrkeia e aÎtarkew
em Aristóteles………………......………………..147
Bibliografia……...……………….………………151
Boa leitura!
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